7 novembro 2013 // Notícias, Publicações

Capela de Todos os Santos está na Architeture Now!

Architecture Now!, Vol. 9

Architecture Now!, Vol.9 O projeto da GPA&A, construído em uma fazenda em Martinho Campos (MG), foi publicado no nono volume da coleção da editora alemã Taschen. A série lançada em 2001 tornou-se referência no universo da arquitetura contemporânea ao documentar o trabalho dos mais inovadores e influentes profissionais em todo o mundo. O autor, Philip Jodidio, cursou história da arte e economia na Universidade de Harvard, foi diretor editorial do jornal francês Connaissance des Arts e já publicou diversos artigos e livros sobre o assunto.

A obra apresenta uma breve biografia de Gustavo Penna e um texto sobre a capela que, acompanhado das imagens do fotógrafo Leonardo Finotti, destaca o simbolismo das formas e dos materiais usados na construção. “Essa impactante capela adota essencialmente a forma de cruz, mas, ao contrário da cruz cristã tradicional, é mais larga do que alta. A estrutura é sobretudo em concreto e vidro, com mármore travertino e uma rara madeira brasileira chamada peroba do campo. O envidraçamento de cima a baixo faz com que a distinção entre os espaços interiores e exteriores seja quase invisível”.

Composto de 480 páginas, o novo volume da Architecture Now! reúne ainda os trabalhos e biografias de arquitetos como Richard Meier, Renzo Piano, Jean Nouvel e Sanaa, além dos brasileiros Carla Juaçaba, Bia Lessa e Metro Arquitetos. Veja aqui outras informações sobre a publicação e a lista completa das obras publicadas.

2 Comentários

  • Sergio disse:

    Muito bacana Minas Gerais estar numa publicacao dessa qualidade. Parabens a GPA&A por representar tao bem a nossa arquitetura!

  • Iara Dreger disse:

    Gustavo Penna, Richard Meier, Renzo Piano, Frank Gehry, Herzog + De Meuron, Zaha Hadid, Arata Isozaki: parabéns Gustavo de Araujo Penna, você é um dos grandes arquitetos do mundo.

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Projetos em destaque

  • O objetivo é criar um equipamento que instrumentalizará a vida da região e da cidade

    Diferentemente de todos os estádios brasileiros já construídos, o Complexo Mineirão está situado numa região que dispõe de fartas áreas livres para abrigar todas as funções esportivas e complementares, exigidas tanto para sediar a Copa de 2014, quanto para garantir a sustentabilidade econômica e social do Conjunto após o evento.

    O objetivo é criar um equipamento que instrumentalizará a vida da região e da cidade, complementando as funções demandadas pela população. Será transformado em um centro de atividades esportivas, contemporâneo em tecnologia e sustentabilidade, sintonizado com o conceito da Copa Verde. Conjugando várias funções afins: esporte, lazer, entretenimento e cultura, será o espaço do encontro. (mais…)

  • Perspectiva do Varandão do Parque Municipal

    O Parque Municipal Américo Renê Gianetti foi a primeira área de lazer da cidade de Belo Horizonte, inaugurado em 1897, na antiga Chácara do Sapo.

    O local recebe diversos eventos culturais e de lazer que acontecem espalhados pelo Parque, sem infra-estrutura apropriada e que causam degradação de seus espaços. Dessa forma, um dos principais objetivos do empreendimento é a criação de um espaço multiuso que abrigue diversas manifestações de forma eficiente e segura, sem agredir o entorno e sem perturbar a vizinhança. Além disso, pretende-se a criação de um Centro de Memória do Parque Municipal, com o objetivo de sistematizar e socializar o acervo referente a historia do Parque e da cidade de Belo Horizonte.

    O terreno escolhido para implantação do Espaço Multiuso possui área de 4.425m² , tendo o edifício uma área construída de 3.200 m². O acesso principal ao edifício se dá pelo Largo do Sol, espaço que abriga grande número de pessoas e que possibilita a ampliação do público nos dias de eventos de grande porte.

    O projeto do edifício caracteriza-se por um amplo espaço multiuso coberto, de formato circular de onde se organizam todos os demais ambientes. Voltado para esse espaço, que possui capacidade para público de até 3.000 pessoas, foi proposto um grande palco para eventos, shows e apresentações teatrais, com toda a infra-estrutura necessária. (mais…)

  • Memorial da Imigração Japonesa

    O museu a céu aberto celebra a amizade entre o Japão e o estado de Minas Gerais e o que essa relação foi capaz de construir de concreto e de imaterial.

    O projeto é uma ponte sobre um lago.

    A ponte liga metaforicamente territórios, tempos, idéias e ideais.

    O lago é como o mar entre as nações, e, também, aquele dos desafios, das conquistas, dos tempos vividos. As ações e obras se tornam visíveis por meio de datas marcantes que emergem à flor da água, e os espaços submersos representam as regiões do inconsciente do sentimento e da memória.

    O percurso parte do Japão simbólico plantado de cerejeiras para a Minas dos Ipês-Brancos.
    Celebrando o Japão e Minas, foram ainda dispostas a cada lado, paredes curvas alusivas às duas bandeiras: o círculo e o triângulo vermelhos. É uma feliz analogia que fala da síntese e concisão comum aos dois povos.

    Sobre esta parede estarão impressos em baixo relevo os nomes de japoneses e mineiros que participaram da construção deste tempo de solidariedade.

    A forma da ponte simétrica e com curvas que se entrelaçam evoca ao mesmo tempo coesão, movimento contínuo e interdependência, e gera um percurso museológico de recursos multimídia e linguagem acessível para contar histórias de abertura, grandeza e amizade.

  • congonhas

    Museu de Congonhas

    Nossa proposta para o Museu de Congonhas, localizado junto ao Santuário Bom Jesus de Matozinhos, foi a vencedora do Concurso promovido pela Unesco em junho de 2005. O Projeto compõe-se de espaços para exposições de arte sacra, Centro de Estudos da Pedra e Centro de Referência do Barroco.

    A realização do concurso é resultado de um trabalho conjunto do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Congonhas, com o intuito de criar um centro que possa reunir arte, história, tecnologia e fé. (mais…)


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